09/02/2018 SANIDADE

Tratamento da Zoetis auxilia no combate à Tristeza Parasitária Bovina

Imidofort B12 conta com fórmula que combate Anaplasmose e Babesiose

Uma doença responsável por altos índices de mortalidade nos rebanhos brasileiros: esta é a Tristeza Parasitária Bovina (TPB), transmitida por carrapatos e também por moscas, mosquitos e outros insetos picadores, como os Tabanídeos (mutuca) e a mosca Stomoxys calcitrans (mosca do estábulo).

A enfermidade aumenta os casos de aborto e diminui a fertilidade dos animais. Por isso, a Zoetis (São Paulo/SP) disponibiliza o Imidofort B12, medicamento hemoparasiticida injetável, indicado no tratamento dos bovinos.

boi_feedfood_reproducao

Anaplasmose e da Babesiose são enfermidades hemolíticas conhecidas popularmente como Tristeza Parasitária Bovina (Foto: reprodução)

Tanto a Babesiose quanto a Anaplasmose apresentam sintomas muito semelhantes, como apatia, anorexia, ausência de ruminação, entre outros, o que dificulta o diagnóstico diferencial no campo. Portanto, um tratamento eficaz exige o combate às duas doenças simultaneamente, tão logo os sintomas sejam percebidos.

De acordo com a coordenadora de Serviços Técnicos Bovinos da companhia, Andressa Lavezzo Ranieri, com o Imidofort B12, o produtor tem em mãos o tratamento completo da doença. “O dipropionato de imidocarb possui alta eficácia contra Babesia sp. e Anaplasma sp. Já a vitamina B12 desempenha papel importante na recuperação do quadro de anemia causado pela doença”, explica.

Fonte: A.I., adaptado pela equipe feed&food.