06/12/2017 COBERTURA

SBSBL dobra número de empresas patrocinadoras

7ª edição recepcionou 16 companhias expositoras e um público de 750 pessoas

Valeria Campos, de Chapecó (SC)

valeria@ciasullieditores.com.br

Muito elogiado pela grade técnica e organização, o VII Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL), realizado em Chapecó (SC) de 6 a 9 de novembro, recebeu 750 participantes este ano e o dobro de empresas expositoras e patrocinadoras, comparado às edições anteriores. 

Para o presidente do Nucleovet, Luis Carlos Peruzzo, essa combinação, sem dúvidas, é fruto do apoio das entidades estaduais e municipais que unem forças para continuidade do encontro. Composto por uma grade plural e palestrantes renomados, o evento desse ano explorou ferramentas e fatores que influenciam a gestão de qualidade do leite e reforçou a necessidade do setor acompanhar o ciclo de demandas, a partir da adoção de diferentes tecnologias como a Ordenha Robótica e Monitoramento Individual.

peruzzo

Luis Carlos Peruzzo comemora os números dessa edição e agradece o apoio das entidades estaduais e municipais (Foto: divulgação)

Ao mesmo tempo, na feira de negócios, os participantes aproveitaram para estar em contato com as empresas e conhecer as novidades. Confira as ações desse ano:

Inovação para ruminantes. Com uma forte presença no Sul do País, a Safeeds (Cascavel/PR) participou pela primeira vez do Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL). Ativa nos encontros de aves e suínos desde as primeiras edições, a companhia destacou a importância do formato técnico do evento e de estar junto aos parceiros comerciais. “A Safeeds é uma empresa que foca principalmente no mercado das agroindústrias e cooperativas. Então, essa participação acabou sendo natural”, destacou o diretor-técnico da companhia, Ricardo Castilho.

Durante o simpósio, a Safeeds realizou um evento paralelo para apresentar o Potenzya Grano e os ganhos do produto no campo. Segundo Ricardo, a companhia é a primeira empresa a ter uma enzima dedicada para ruminantes na forma pó com o objetivo de otimizar a digestibilidade dos carboidratos das dietas e maximizar a liberação de energia. Na pecuária leiteira, por exemplo, os efeitos desses ganhos recaem diretamente na produção de leite.

Na grade de programação do evento, renomados especialistas abordaram a disponibilização das tecnologias enzimáticas para a atividade. O professor Rodrigo Almeida da Universidade Federal do Paraná (UFPR) apresentada os desafios energéticos da vaca pós-parto. Em seguida, a palestra sobre a importância da digestibilidade e o papel das enzimas em dietas de ruminantes foi proferida pelo professor da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (Unicentro), Micael Neuman. E para fechar o ciclo de debate, o gerente de Desenvolvimento – Ruminantes da Safeeds, Osmair Flavio Stuani, trouxe para os participantes os ganhos do Potenzya Grano.

ricardo castilho

“O Potenzya Grano é uma tecnologia que foi testada nas melhores universidades e validada a campo, inclusive, somos a primeira empresa a ter uma enzima dedicada para ruminantes na forma pó e de fácil administração”, diz Ricardo Castilho (Foto: feed&food)

Novidades em breve. O perfil inovador do simpósio de leite, assim como também o de aves e suínos, é sempre um dos diferenciais do evento, disse o gerente Nacional de Ruminantes da Oligo Basics (Cascavel/PR), Marco Antonio Lopes de Oliveira. Referência mundial na fabricação de óleos funcionais para a nutrição animal, a companhia inaugurou sua participação como expositora neste ano, impulsionada pelos clientes e por todo ambiente de debates. “O mercado tem demandado muito o Essential, produto cujos componentes ativos são óleos funcionais (óleo de rícino e o óleo de casca de caju). Assim como o nosso slogan, os clientes têm reconhecido a tecnologia como o mais moderno aditivo desenvolvido nos últimos 50 anos”.

Para Marcos, a qualidade das palestras e da organização formou um evento completo e de sucesso. “E isso atrai um bom público e profissionais da área. Os temas debatidos são o triunfo do encontro”.

Na oportunidade, o profissional também aproveitou para falar sobre o ciclo de inovação da empresa. Presente em cerca de 20 países, a Oligo Basics está preparando uma novidade mundial que estará circulando no mercado em breve.

marco antonio lopes_

Qualidade das palestras e organização foi elogiada por Marco Antonio Lopes de Oliveira. No evento, o profissional também adiantou novidades da empresa (Foto: feed&food)

Compartilhando resultados. Este ano a DSM|Tortuga (São Paulo/SP) trouxe para dentro da feira de negócios os resultados obtidos a campo dos lançamentos realizados no início do ano, a exemplo da linha pré e pós-parto composta pela vitamina betacaroteno – uma excelente ferramenta para aumentar a prenhez presente nos produtos Bovigold Beta Pré-Parto e Bovigold Beta Pós-Parto.

Santa Catarina foi uma das primeiras regiões a utilizar a tecnologia, conta, e de lá pra cá, as fazendas têm obtido resultados satisfatórios durante as duas fases. “As propriedades tiveram índices de melhoria pré e pós-parto, o que consequentemente, reduziu significativamente a retenção de placenta e os problemas nesses ciclos, e, ao mesmo tempo, aumentou a taxa de prenhez na primeira e segunda inseminação”, reforçou o coordenador Técnico para Bovinos de Leite do Sul do Brasil, Diego Magro. Além disso, a partir da adoção da nova linha, houve a redução de um mês de intervalo entre partos.

Sempre presente nos simpósios de Chapecó, o evento de leite é considerado referência no segmento do Brasil e um encontro essencial para as empresas e profissionais, disse Diego. “Gostaria de parabenizar a comissão técnica, pois a qualidade da grade de programação estava ótima”.

diego magro_

Durante a feira de negócios, companhia realçou resultados Bovigold Beta Pré-Parto e Bovigold Beta Pós-Parto obtidos no campo, disse Diego Magro (Foto: feed&food)

De grande relevância. A Cargill Nutrição Animal (Campinas/SP) tem participação ativa nos simpósios de Chapecó. Neste ano, a companhia atuou de forma mais intensa como apoiadora, ao convidar Peter Van ‘t Veld, consultor da Denkavit – uma destacada produtora de substituto lácteo do mundo –, para palestrar no evento. “Então, toda nossa participação no encontro foi focada na criação de gado jovem, trazendo tecnologias de preparação das bezerras, para torna-las novilhas e futuras vacas produtivas”, compartilhou o gerente Regional de Negócios no segmento de Bovino de Leite da Cargill, Douglas Soster.

Sobre a grade de programação, o profissional elogiou a organização e também reforçou a relevância que o evento vem conquistando nesses últimos anos. Como prova disso, clientes da empresa do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, São Paulo e Paraguai foram prestigiar a edição de 2017, compartilhou Douglas.

douglas soster_

“Nossa participação no encontro foi focada na criação de gado jovem, trazendo tecnologias de preparação das bezerras, para torna-las novilhas e futuras vacas produtivas”, compartilhou Douglas Soster (Foto: feed&food)