11/08/2017 SUINOCULTURA

Dia Estadual do Porco em Boa Vista do Buricá (RS) recebe 700 visitantes

Público é formado por suinocultores, técnicos e outros profissionais

O Centro de Eventos de Boa Vista do Buricá (RS) recebe nesta sexta-feira (11) a 43ª edição do Dia Estadual do Porco. A expectativa é receber cerca de 700 participantes, entre suinocultores, técnicos e outros profissionais ligados à atividade, estudantes, autoridades e políticos.

O momento técnico conta com a participação do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS, Brasília/DF), Marcelo Lopes, falando sobre a Lei da Integração e a criação da Comissão para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadec); do consultor Fabiano Coser, explicando realidade e o potencial da carne suína, e, por último, o pesquisador da Embrapa, Osmar Dalla Costa, que aborda o bem-estar animal.   

Na parte dos painéis, participam o presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs, Estrela/RS), Valdecir Luis Folador, com a coordenadora Geral de Agregação de Valor do Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas e da Produção Sustentável do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA, Brasília/DF), a médica-veterinária Charli Ludtke, e do presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa).

presidente acsurs_valdecir folador_ff

Folador é um dos participantes do painel da 43ª edição do evento (Foto: feed&food)

“Os temas propostos para 2017 foram escolhidos com o objetivo de acrescentar conhecimento ao produtor. Ao longo dos anos, a Acsurs trabalha orientando os suinocultores nas questões de biossegurança e bem-estar animal”, comenta Folador.

De realização da Acsurs e da prefeitura de Boa Vista do Buricá, o evento tem apoio da ABCS, MAPA, Embrapa Suínos e Aves, Secretaria estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi/RS), Emater/RS, Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos (Sips/RS), Associação dos Suinocultores de Nova Candelária e Boa Vista do Buricá, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Boa Vista do Buricá e Nova Candelária e Câmara de Vereadores de Boa Vista do Buricá.

As empresas que patrocinam a ação forama Vitalltech do Brasil, Agrimatec, Vargas Equipamentos Agropecuários, Alibem, Sicredi, American Nutrients, Construschorr, De Heus, Farenzena, Mig-PLUS, Minitube, Pisotérmico, Topgen, Vetoquinol, Zoetis, Agroceres PIC, Nutron/Cargill e Quimtia. A feed&food também apoia o evento.  

Fonte: A.I., adaptado pela equipe feed&food.