09/02/2018 INTERNACIONAL

Apex-Brasil leva empresas a evento internacional e promove imagem brasileira

SXSW reunirá mais de 77 empresas brasileiras, com foco em empreendedores

South By Southwest é um evento mundial de economia criativa, que acontece anualmente em Austin, no Texas (EUA). A edição desse ano será realizada entre os dias 09 e 18 de março e um grupo de brasileiros, apoiado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex, Brasília/DF), participará de diversas plataformas de promoção de negócios e imagem ao longo dos 15 dias de festival.

Estão previstas na agenda dos empresários reuniões de negócios, visitas técnicas e ações de networking. Além disso, 15 empresas do grupo também irão expor seus produtos no Trade Show, feira de negócios do festival. Esta é a maior delegação que a Apex-Brasil leva para Austin desde que começou a apoiar o evento, em 2014.

As empresas participantes integram os setores de tecnologia, audiovisual, música, moda, máquinas e equipamentos, artes, saúde, além de alimentos e bebidas. Os participantes vêm de vários Estados do Brasil: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Tocantins, Bahia, Pernambuco, Ceará e Distrito Federal.

No ano passado, 68 empresas brasileiras integraram a delegação e saíram de lá com uma expectativa de fechamento de US$ 37 milhões em negócios ao longo dos doze meses seguintes ao evento.

SXSW2018_reproducao_feedfood

Segundo a organização, em 2017 o Brasil manteve a segunda posição em número de inscritos no evento, com 1153 participantes (Foto: reprodução)

Além das ações voltadas diretamente à promoção dos negócios das empresas nacionais, a Apex-Brasil promoverá iniciativas voltadas à inovação e criatividade presentes na economia brasileira, trabalhando a imagem do Brasil como parceiro de negócios internacional.

A agência também será responsável por um espaço de coworking dedicado às empresas brasileiras, no hotel JW Marriot. A proposta é proporcionar um ponto de apoio para que participantes do SXSW possam “processar” as informações valiosas acessadas durante o festival.

Trade Show. Além da exposição dos produtos das 15 empresas brasileiras na feira de negócios, a Apex-Brasil terá o estúdio Be Brasil, espaço que gerará conteúdo representativo sobre as discussões do evento e sua aplicabilidade para o cenário brasileiro. Devem participar das gravações no estúdio influenciadores brasileiros e internacionais relevantes, tais como, por exemplo, os executivos da Embraer (São José dos Campos/SP), que também farão uma palestra no evento.

Histórico. O festival já lançou aplicativos como Twitter, AirBnB e Uber. O público é formado, principalmente, por empreendedores, investidores estrangeiros e líderes de grandes empresas. Na última edição, em março de 2017, foram realizadas aproximadamente 2,2 mil apresentações, entre palestras e painéis. 

Fonte: Apex-Brasil, adaptado pela equipe feed&food.