27/09/2017 NOVA ERA

Marketing é a comunicação que gera eficiência para o agronegócio

Agro deve estar inserido nesta nova era sem esquecer diferentes perfis

O agronegócio impulsiona a economia brasileira, e a expectativa é que a atividade agropecuária, as indústrias de insumos, as agroindústrias e todos os serviços que fazem parte deste segmento sejam responsáveis por aproximadamente a metade do crescimento esperado para o PIB de 2017, além de gerarem novos empregos e contribuírem favoravelmente para o superávit da balança comercial.

Na opinião do membro da diretoria executiva da Associação Brasileira de Marketing Rural E Agronegócio (Abmra) e diretor de Marketing da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para o Brasil, Marcelo Batistela, o marketing cumpre uma função essencial na transferência de conhecimento para o produtor e ao consumidor.

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Marcelo Batistela chama atenção para as ações diretas com clientes (Foto: divulgação)

Ele destaca que o objetivo do marketing não é apenas vender. “O conceito passou por diversas transformações ao longo dos últimos 50 anos. Para o norte-americano Philip Kotler, uma das referências na área, o marketing nos dias de hoje é focado nas relações humanas, entendendo as mudanças de comportamento dos consumidores e no poder de persuasão que eles têm nas plataformas digitais. É o consumidor influenciando o outro, e uma comunicação cada vez mais horizontal e instantânea”, explica.

Batistela ressalta que o agronegócio precisa estar inserido nesta nova era do marketing, sem esquecer os diferentes perfis dos produtores rurais. “Mais do que oferecer soluções inovadoras, as empresas devem fornecer informações relevantes, transparentes e de qualidade para que os produtores consigam aumentar a eficiência e a perenidade do seu negócio”, diz.

Neste sentido, ele complementa, as empresas não devem ignorar os diferentes canais. Se o produtor está cada vez mais conectado às mídias digitais, seja pelo celular ou pelo computador, é importante marcar presença nesse terreno, entregando conteúdo diferenciado por meio das redes sociais como WhatsApp e Facebook, além dos websites. “Mas antes de tudo, conheça a fundo a jornada do seu cliente para oferecer um conteúdo personalizado e de impacto, sabendo que ele pode influenciar milhares de outros clientes”, aconselha o executivo.

O desafio agora está em integrar as diferentes plataformas de comunicação e mídia, e utilizar a melhor linguagem para cada uma delas. A estratégia de relacionamento adotada nesses canais deve contemplar a cocriação e interação com os diferentes públicos. “Um exemplo é o Blog Agro BASF, plataforma digital que traz conteúdos técnicos e didáticos para auxiliar o produtor rural no planejamento sobre o melhor manejo agrícola”, pontua.

Em paralelo, Marcelo Batistela aconselha ser essencial não deixar para segundo plano as ações “face to face” com o cliente que, apesar de tradicionais, ainda são eficientes. “Vejo todas estas mudanças do marketing como oportunidade para elevarmos o nível das discussões e sermos cada vez mais referência na economia mundial. No entanto, vale lembrar que de nada adianta se a estratégia não for construída com informações confiáveis e seguras”, diz e complementa ser fundamental que as ações de marketing das empresas rurais auxiliem na transferência de conhecimento, sempre visualizando o legado do produtor.

Fonte: Marcelo Batistela, adaptado pela equipe feed&food.